Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Mesa redonda com Professores Candido Alberto Gomes, Ubiratan D’Ambrósio e Therezinha Fram

• As sociedades hoje envolvem múltiplas opções, a começar pelas da economia de mercado e da industrialização e venda da violência. Entre elas, está a dos direitos humanos e a da sobrevivência histórica. Todas as alternativas envolvem custos e possibilidades. Pode uma sociedade sobreviver sem a ética? A ética é compatível com as sociedades hoje? Quais os possíveis futuros das sociedades capitalistas e protocapitalistas? Podem as sociedades sobreviver sem que os seus membros sejam pessoas?
Candido Alberto Gomes é membro da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília e professor titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da mesma Universidade. É autor de mais de 250 trabalhos, publicados ao todo em dez idiomas. Foi assessor legislativo concursado do Senado Federal e da Assembleia Nacional Constituinte. Tem prestado consultoria a numerosas entidades públicas nacionais e internacionais, nomeadamente a UNESCO.

• A cultura de um grupo social é caracterizada pelo conjunto de conhecimentos compartilhados, de comportamentos compatibilizados e de sistemas de valores acordados. Há hoje uma aceitação da violência como fato cultural. Nosso esforço é para que a mesma espécie que produziu violência como cultura, possa construir a paz como cultura.
Ubiratan D’Ambrosio é Doutor em Matemática pela USP e Professor Emérito da UNICAMP. Foi membro do Pugwash Council de 1988 a 1996. Atualmente é Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNIBAN e credenciado na Faculdade de Educação da USP e no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP.

• A complexidade e as dificuldades do mundo contemporâneo vêm desafiando pessoas, instituições e comunidades com graves ameaças a seu equilíbrio e harmonia. Iniciativas governamentais, institucionais e de movimentos sociais podem contribuir para compreender e encaminhar soluções viáveis.
Therezinha Fram é educadora e psicóloga. Foi professora de Educação e Psicologia da rede pública de São Paulo e da PUC/SP. Foi Secretaria Municipal e Estadual do Bem Estar Social. Implantou e dirigiu o Centro de Recursos Humanos e Pesquisas Educacionais e a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria Estadual de Educação. Foi presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.

 


ENTRADA FRANCA

9 de outubro de 2012 ▪ terça-feira ▪ 19 horas
Auditório do MASP ▪ Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 – São Paulo/SP – Estação Trianon-Masp do metrô
Não é necessário fazer inscrição antecipada

Realização: Comitê da Cultura de Paz