Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

a cargo de Ubiratan D’Ambrosio

Logo após o final da Segunda Guerra Mundial, os “vencedores” se agruparam em dois blocos ideológica e economicamente divergentes, e iniciou-se uma guerra não declarada, insidiosa e mais violenta, conhecida como Guerra Fria, liderada pela União das Repúblicas Socialistas Soviética/URSS e pelos Estados Unidos da América/USA. As duas grandes potências na contenda, URSS e USA, desenvolveram armamentos cujo potencial destrutivo atingiu a insanidade e chegou-se à iminência de um conflito, cuja conseqüência seria a destruição total da civilização.


Um apelo ao bom senso
, na verdade ao instinto de sobrevivência, foi liderado por dois grandes humanistas, Albert Einstein e Bertrand Russell, lançando em 1955 um movimento que se tornou conhecido como Movimento Pugwash. No documento de base, o Manifesto Pugwash dizia “Esqueçam-se de tudo e lembrem-se da humanidade”. O apelo e ações subseqüentes evitaram uma catástrofe. Razões diversas provocaram o desaparecimento da URSS. Desde então, desenvolveram-se alguns mecanismos de controle que permitem acreditar que, embora não totalmente afastado, o perigo de um confronto levando à guerra nuclear é menor.


Há um enorme esforço diplomático, de todas as nações
, para conciliação a fim de evitar uma guerra declarada entre nações ou blocos que leve ao confronto total. Evitando guerra declarada entre os mais poderosos podemos dizer que estamos caminhando para um período de paz?
É importante conceituar paz. A não declaração de guerra é o que caracteriza a paz militar. Mas paz é um conceito muito mais amplo, e devemos pensar PAZ em quatro dimensões abrangentes:

1. PAZ INDIVIDUAL, que é um estado de espírito sem conflitos interiores, é o que comumente se diz “estar em paz com si mesmo”;
2. PAZ AMBIENTAL, que é respeitar-se o equilíbrio entre as espécies e com o meio ambiente, que tornam possível a vida no planeta;
3. PAZ SOCIAL, que contempla a relação tranqüila entre grupos de cidadãos, que permite que situações de conflito sejam resolvidas sem violência e sem atentar contra a dignidade de indivíduos;
4. PAZ MILITAR, que é a ausência de conflito armado declarado entre nações ou blocos.

Conceituando PAZ nas suas várias dimensões, obviamente interligados, temos de reconhecer que não estamos em paz e, na verdade, estamos nos afastando dela.
Em que mundo estamos?


ENTRADA FRANCA
8 de abril de 2008 · terça-feira · 19 horas
Auditório do MASP • Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 – São Paulo – SP (Estação Trianon-Masp do Metrô)

 


UBIRATAN D’AMBROSIO é Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP e atualmente Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Ciência, da PUC-SP; Professor Credenciado nos Programas de Pós-graduação do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP/Rio Claro e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Mais que isso, o Prof. Ubiratan é em primeiro lugar, um historiador e filósofo da Educação, criador da Etnomatemática, que conferiu às culturas tradicionais não européias um valor e uma respeitabilidade nunca antes reconhecidos.