Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Prof. Dr. Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello e Prof. Dr. Edson Amaro Jr.

Questões sobre como somos, o que somos. Sobre a consciência. Como ela emerge. Subconsciente, informação subliminar, capacidade de decisão, as razões que determinam a tomada de decisões. As modernas técnicas de neuroimagem permitem uma incipiente compreensão dos processos que estão na base desses temas. Os estudos com espécies animais diversas, incluindo a humana, sugerem uma base neural subjacente relativamente conservada em termos evolutivos e, assim, dão margem a saltos e inferências, ainda que baseados em informações parciais em cada uma das espécies avaliadas.

O estudo das neurociências viabiliza a compreensão de como se estabelecem alguns dos fenômenos básicos que nos permitem ver, cheirar, chutar, sentir medo, sorrir e lembrar. Possibilita, ainda, constatar que antes de percebermos que tivemos a intenção de mover um dedo, várias áreas cerebrais demonstram atividade elétrica. Surge assim um questionamento dessa aparente unidade pela qual cada um se entende como pessoa. Neste sentido, as evidencias recentes sugerem que somos o resultado de um múltiplo conjunto de atividades cerebrais e de suas conexões com outras partes de nosso corpo. Em resumo, de múltiplos “eus”.

Essa apresentação pretende colocar, sobre o pano de fundo de algumas das teorias de construção da mente, os achados mais recentes da eletrofisiologia, da neuroanatomia e da neuroimagem funcional, que contribuem para entendermos os fios de que somos tecidos.

 


ENTRADA FRANCA
4 de novembro de 2008 · terça-feira · 19 horas
Auditório do MASP · Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 – São Paulo / SP – Estação Trianon-MASP do Metrô

 


LUIZ EUGENIO ARAUJO DE MORAES MELLO. Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1982), mestrado (1985) e doutorado em Biologia Molecular (1988) pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-Doutorado em Neurofisologia na UCLA (1988-1991). Livre-Docente (1994) e Professor Titular de Fisiologia (1998). Foi Coordenador Adjunto da Diretoria Científica da FAPESP 2003-2006 e Pesquisador do CNPq (2007). É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2006), Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (2007), e atualmente Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de São Paulo e editor setorial do Brazilian Journal of Medical and Biological Research, e Presidente da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Atua nas áreas de plasticidade neuronal, mecanismos básicos da acupuntura, epilepsia, degeneração neuronal, células tronco, fisiologia e fisiopatologia do sono.

EDSON AMARO JR. Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de USP (1993), residência médica em Radiologia pela FMUSP, doutorado em Radiologia pela FMUSP (2000) e Especialista em Radiologia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Pós-Doutorado pelo Institute of Psychiatry, Londres, King´s College. Livre-Docente e Professor MS-5 do Departamento de Radiologia – HCFMUSP. Coordenador do Grupo de Neuroimagem Funcional – NIF – InRad FMUSP. Coordenador das Pesquisas em Neuroimagem do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein desde 2005. Gestor de Pesquisa do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, desde 2007. Neurorradiologista do InRad do HC/FMUSP desde 1999 e do Centro Diagnóstico de Imagem do Hospital Israelita Albert Einstein desde 2002. Honorary Lecturer do Centre for Neuroimaging Sciences – King’s College, Londres desde 2006.

 

IMAG0002 IMAG0003 (1)