Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

a cargo da Dra. Celia Passos

A Mediação de Conflitos pode ser entendida como espécie do gênero Métodos Não Adversariais de Resolução Alternativa de Disputas. É uma forma de autocomposição em que duas ou mais partes em contenda buscam o auxílio de um terceiro neutro (Mediador), para auxiliá-las a encontrar soluções de ganhos mútuos. É um tema recorrente em âmbito nacional e internacional.

No Brasil, o excesso de expectativas de resolução de conflitos pelo judiciário vem sendo percebido como um dos principais responsáveis pela ampliação do fenômeno da judicialização das relações sociais. Sobrecarregado nos valores quantitativos, na equação número de processos/operadores do direito, o judiciário enfrenta uma crise que vem se agravando ao longo de muitos anos. No cenário internacional, a grande diversidade da Europa unificada; a dimensão internacional das relações; a necessidade de melhor acesso à justiça e de espaço reservado de liberdadesegurança e efetiva justiça, faz com que a Mediação seja identificada como uma prioridade política. A atual relevância da Mediação no cenário europeu, encontra eco em inúmeros outros países, o que se faz perceber pelos movimentos que vem reiteradamente despontando em todo o mundo.

Considerando que os conflitos são construídos pelas pessoas em inter-relação, e, portanto, são inerentes ao convívio humano, pretende-se mostrar nesta palestra, por relatos de experiências vivenciadas no curso de processos de Mediação, novas possibilidades. Encontramo-nos no seio de uma modernidade líquida, impermanente, como relembra o sociólogo Bauman.  A Mediação convida a ultrapassar as fronteiras do “eu” para o “nós” – dimensão sufocada pelo individualismo contemporâneo – desperta para a interdependência e conduz a um caminho inevitável para a tão almejada paz social.

 


ENTRADA FRANCA 
9 de junho de 2009 • terça-feira • 19 horas 
Auditório do MASP • Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 – São Paulo – SP (Estação Trianon-Masp do Metrô)

 


CELIA PASSOS – Mestra em Direito e Sociologia pela UFF. Mestranda do Institut Universitaire Kurt Bösch, Suíça/Argentina. MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Post MBA pela FDC-Kellogg School of Management, Chicago. Fundadora do ISA-ADRS – Instituto de Soluções Avançadas para diálogos e construção de consenso. Docente, Tutora, Consultora, Advogada e Mediadora em instituições de ensino. Membro do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação do TJ-RJ e da Câmara de Mediação da OAB/RJ. Co-Organizadora do Curso de Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos em Segurança Cidadã – projeto piloto RJ do PNUD e SENASP. Membro do Grupo de Trabalho ICAR/OEA (Institute for Conflict Analisys and Resolution) da George Mason University – Virgínia. Co-líder da Pesquisa sobre Meios de Gestão de Conflitos e Fortalecimento das Instituições Democráticas junto ao CNPq.

 

IMAG0001 IMAG0002