Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

a cargo do Dr. Mukund Bhole

Hoje o nome Mahatma Gandhi transcende as fronteiras raciais, religiosas, nacionais e partidárias. Suas palavras emergem como uma voz profética para o século XXI.

Quais as imagens que temos dele? Uma figura franzina emoldurando um caráter sólido e conseqüente; um santo seminu em total empatia com os pobres e os necessitados; um indomável defensor da justiça social e dos direitos humanos; um visionário que submeteu suas próprias idéias ao escrutínio da prática e da vida real. Gandhi é lembrado de muitas maneiras, porém todas elas evidenciam sua adesão apaixonada à verdade e sua habilidade em fazer da não violência um instrumento eficaz de mobilização e mudança social.

De fato, a abolição do aparato escravizante de segregação racial na África do Sul em 1994 e a libertação da Índia em 1947 são resultado direto da luta não violenta que Mahatma Gandhi iniciara décadas antes contra a discriminação, a intolerância e a injustiça.

Ele nos convida, hoje, a adentrar o abrigo da genuína e duradoura convivência através da adesão à verdade (satyagraha) e do compromisso com a prática da não violência ativa (ahimsa) – instrumentos que é preciso estudar, aprofundar e ampliar a fim de criar processos e procedimentos cada vez mais eficientes de construção de uma nova ordem mundial baseada na ética, na justiça e na compaixão.

O desafio de canalizar o poder coletivo, mediante a não violência, criando um clima de diálogo e gerando uma opinião pública favorável às iniciativas de paz, é de fato grandioso. Mas já foi realizado com sucesso por outros líderes e ativistas – entre eles Martin Luther King e Nelson Mandela – que souberam inovar e explorar formas não violentas de ação em favor das populações oprimidas. Portanto, é uma via possível, necessária e mundialmente desejável.

 


ENTRADA FRANCA
11 de maio de 2010 ▪ terça-feira ▪ 19 horas
Auditório do MASP ▪ Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 – São Paulo/SP
(Estação Trianon-Masp do Metrô)


Mukund Bhole, médico e mestre em Fisiologia pelo All India Institute of Medical Science, de Nova Delhi. Pós-doutorado em Yoga pelo Swami Vivekananda Yoga University. Ex-diretor do Departamento de Pesquisas do Instituto de Kaivalyadhama. Professor visitante em várias universidades de diversos países.

 

IMAG0002   IMAG0003

IMAG0004   IMAG0005

Fotos: Flavia de Faria

Douglas Aranão, Elisabete Santana, Profª Lucia Benfatti, Dr. Mukund Bhole e Prof. Marcos Rojo, a quem a coordenação do comitê agradece o redimensionamento da agenda  do Dr. Bhole no Brasil em tempo de nos proporcionar a honra de tê-lo no 80º Fórum. Dra. Savita Singh, inicialmente programada , não conseguiu obter o visto de trânsito em tempo para o aeroporto de Londres.