Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

A proximidade da Conferência da ONU, a Rio + 20, sugere este convite à reflexão sobre as muitas dimensões do desenvolvimento sustentável, um conceito em construção, cuja eficácia dependerá da participação das pessoas em sua pluralidade de características, perspectivas, histórias de vida e possibilidades. O cuidado com a qualidade das relações se apresenta como condição para criar um mundo sustentável, que acolha nossas múltiplas identidades, ao mesmo tempo em que mostra o horizonte positivo de um habitat saudável.

O momento exige uma atenção especial ao tema da valorização da diversidade humana. Nossa geração tem a responsabilidade de encontrar caminhos para a sobrevivência da vida no planeta. Precisamos, mais do que nunca, de pessoas, grupos, organizações e sociedades inclusivas que ofereçam seus conhecimentos e experiências e, igualmente, cooperem na sua implementação.

Quando as diferenças são motivo para perpetuar e criar desigualdades injustas o resultado são barreiras ao desenvolvimento do potencial humano e obstáculos a uma contribuição mais efetiva à sustentabilidade.

Para onde estamos indo se não formos todos juntos? Para quem é este desenvolvimento sustentável? Com quem o construiremos? Não sendo inclusivo e justo, será sustentável?

Organizações e seus modelos de gestão são espaços ricos para a expressão do cuidado com a qualidade das relações entre todos e com todos. Quanto mais próximas da vida (a vida como ela é), mais sustentáveis serão nossas organizações – familiares, governamentais, não governamentais, empresariais, religiosas ou comunitárias. O apreço pela diversidade deve fazer sentido nestas organizações e se expressar em modelos que as transformem de masculinas, masculinizadas e masculinizantes em organizações tanto masculinas quanto femininas, que acolham a interdependência de tudo quanto existe e ensinem a lidar com ela em todas as situações.


Reinaldo Bulgarelli é educador, sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação. Coordenador dos cursos de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial e de Gestão de Organizações do Terceiro Setor no Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas. É professor no seminários Valores da Convivência na Vida Pública e Privada da Associação Palas Athena. Leciona matérias relacionadas a direitos humanos e desenvolvimento sustentável em várias instituições. É autor do livro Diversos Somos Todos, sobre valorização, promoção e gestão da diversidade nas organizações. Seu blog, com o mesmo nome, traz artigos a respeito da diversidade e dos muitos temas com os quais trabalha há mais de trinta anos: www.diversossomostodos.blogspot.com.br

 


ENTRADA FRANCA

19 de junho de 2012 ▪ terça-feira ▪ 19 horas
Auditório do MASP ▪ Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 – São Paulo/SP – Estação Trianon-Masp do metrô
Não é necessário fazer inscrição antecipada

Realização: Comitê da Cultura de Paz