Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

A edição de 2012 do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas ofertará 70.000 vagas para 14.000 escolas em todo o território nacional.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça em parceria com Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) lançam a 5ªedição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para 70.000 Educadores de Escolas Públicas.

O Curso é totalmente gratuito e executado pelo PRODEQUI/PCL/IP da Universidade de Brasília – UnB. Esta oferta é parte integrante do Plano “Crack, é possível vencer”, que no eixo prevenção prevê ampla capacitação para profissionais das redes de educação, segurança pública, saúde e assistência social, além de conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas. Todo o processo de inscrição e seleção deve ser acompanhado no site: educadores.senad.gov.br.

Requisitos obrigatórios para inscrição
1)Ser educador efetivo ou temporário de Escola Pública estadual, municipal ou do Distrito Federal do ensino fundamental ou médio de todo o Brasil, em exercício em unidades de ensino;

2) Realizar inscrição on-line no período determinado (2 a 15 de Julho) e confirmá-la, se selecionado.

Critérios de classificação
As 70 mil vagas serão preenchidas obedecendo aos seguintes critérios de prioridade:
1)Escolas das Unidades Federativas pactuadas no Plano “CRACK, é possível vencer!”

2) Grupos de no mínimo 5 e no máximo 10 educadores cursistas por escola;

3) Escolas que tenham inscrito membros da gestão administrativa e/ou pedagógica (direção, coordenação pedagógica, orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, entre outros);

4) Escolas inseridas em Programas do MEC, tais como: PSE (Programa Saúde na Escola), SPE (Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas), Programa Mais Educação, Programa Educação Integral, Programa Ensino Médio Inovador, Programa Escola Aberta e outros.

Período do curso: agosto /2012 a abril /2013

Objetivo do curso: formação de educadores das escolas públicas para elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações preventivas para a escola, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção ao uso de drogas.

Metodologia/ Material pedagógico: curso à distância, oferecido em plataforma moodle, composto de 5 módulos, com tutoria virtual no período de 8 meses do curso. Cada cursista receberá um Kit individual de material pedagógico, composto de livro-texto e DVD.

Condições pedagógicas exigidas pelo curso: os educadores inscritos deverão ter acesso à Internet e disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas da escola.

Certificação: os educadores cursistas aprovados receberão Diploma de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela Universidade de Brasília – UnB.

Informações e dúvidas
Prodequi – Universidade de Brasília
(61) 3107-8912
tirandoduvidas.prodequi@gmail.com.

Há previsão de lançamento de novas edições de outros cursos para o 2º semestre, porém sem data definida. Para acompanhar o lançamento de novos curos e encontrar subsídios para trabalhos na área de prevenção do uso indevido de drogas, acesse o Portal do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas – OBID: www.obid.senad.gov.br e o site da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD: www.senad.gov.br.