Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Estudo demonstra que e-books avançados levam
crianças a reter menos conteúdo, e alerta pais e
professores a darem preferência a livros impressos
e e-books básicos no processo de alfabetização.
Fonte: paidContent

Recente pesquisa do Joan Ganz Cooney Center indica que recursos avançados especiais de e-books podem ser uma distração tanto para crianças pequenas quanto para seus pais, ao ler os livros com eles.

Em seu último “relatório resumido” [PDF em inglês], o Cooney Center apresenta o estudo com 32 pares de pais e filhos. Os pequenos têm todos entre três e seis anos de idade. Metade dos pares leu um livro impresso e um e-book simples, e a outra metade leu um livro impresso e um e-book com recursos avançados (definido como um e-book com “avançadas experiências de multimídia”, como jogos e outros recursos interativos, com incidência de aplicativos de leitura como Scholastic’s Storia e Ruckus Reader).

As crianças que leram e-books avançados lembraram “significativamente menos detalhes narrativos do que as crianças que leram a versão impressa da mesma história”, afirma o relatório. Além disso, “os dois tipos de e-books – mas especialmente o e-book avançado – estimulavam mais ações não relacionadas a conteúdo (por exemplo, comportamento ou dispositivo de conversa dirigida, empurrando com as mãos) de crianças e pais do que os livros impressos”. Isto é familiar a qualquer pessoa que já tenha manuseado um iPad com uma criança (ou adulto), ressaltada como uma característica bacana deste tablet.

O Cooney Center recomenda que “pais e professores da pré-escola devem escolher livros impressos ou e-books básicos para ler com as crianças, caso queiram priorizar a construção de experiências de alfabetização, sobre aqueles mais voltados à ‘pura diversão'”, e afirma que os designers de e-books avançados devem “exercer a cautela quando adicionam funcionalidades avançadas aos e-books, especialmente quando esses recursos não se relacionam diretamente com a história”.

O relatório também ressalta que e-books avançados podem ser uma boa ferramenta para “estimular menos jovens leitores motivados ao comprometimento com a leitura, sempre que possam evitar o texto completo”.