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Recente pesquisa do Joan Ganz Cooney Center indica que recursos avançados especiais de e-books podem ser uma distração tanto para crianças pequenas quanto para seus pais, ao ler os livros com eles.
As crianças que leram e-books avançados lembraram “significativamente menos detalhes narrativos do que as crianças que leram a versão impressa da mesma história”, afirma o relatório. Além disso, “os dois tipos de e-books – mas especialmente o e-book avançado – estimulavam mais ações não relacionadas a conteúdo (por exemplo, comportamento ou dispositivo de conversa dirigida, empurrando com as mãos) de crianças e pais do que os livros impressos”. Isto é familiar a qualquer pessoa que já tenha manuseado um iPad com uma criança (ou adulto), ressaltada como uma característica bacana deste tablet.
O Cooney Center recomenda que “pais e professores da pré-escola devem escolher livros impressos ou e-books básicos para ler com as crianças, caso queiram priorizar a construção de experiências de alfabetização, sobre aqueles mais voltados à ‘pura diversão'”, e afirma que os designers de e-books avançados devem “exercer a cautela quando adicionam funcionalidades avançadas aos e-books, especialmente quando esses recursos não se relacionam diretamente com a história”.
O relatório também ressalta que e-books avançados podem ser uma boa ferramenta para “estimular menos jovens leitores motivados ao comprometimento com a leitura, sempre que possam evitar o texto completo”.