Comitê da Cultura de Paz

108º Fórum
Dialogando com Gandhi através da dança e da reflexão

Com Silvana Duarte e Renata Cueto de Souza

Nesta 32ª Semana Gandhi, teremos a oportunidade de celebrar – por meio da dança indiana Odissi e as reflexões sobre a Educação para a Paz – o diálogo entre Arte e Pedagogia, entre estética e ética, permitindo descobrir espaços de recriação e ressignificação da vocação libertária que inspirou Gandhi.A compreensão do alcance e profundidade do pensamento de Gandhi requer que se vá além da avaliação da eficácia dos métodos de intervenção não violenta por ele desenvolvidos em sua luta contra o racismo na África do Sul e pela independência da Índia. As estratégias de ação social e política gandhianas foram ganhando corpo à medida que ele se dedicava à procura da verdade – satya – como filosofia e modo de vida. Seus “experimentos com a verdade”, como ele denominou esta tarefa, lhe indicaram a não violência – ahimsa – como fundamento e a autonomia – swaraj – como condição dessa busca.Foi assim que, adotando um caminho em que as formas eram expressões da dedicação a um ideal, Gandhi legou à posteridade a atualização de um corpo de princípios que devem ser considerados em todo o seu espectro – do individual ao coletivo, do local ao global, do presente ao futuro, do secular ao sagrado.


Silvana Duarte é educadora do movimento e bailarina com formação clássica e moderna. Formou-se na tradição Odissi (dança clássica indiana) no Nrityagram – The dance Village, no Triveni Kala Sangam e no Manasa – Art Without Frontiers, Índia. Especializou-se em yoga e reeducação do movimento. Coordena o curso para formação em dança Odissi no Padmaa – Arte e Cultura e no Centro Cultural da Índia (Consulado Geral da Índia) na cidade de São Paulo.

Renata Cueto de Souza é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e advogada. Mediadora e facilitadora de processos circulares. Ministra palestras e workshops em Educação para aPaz e Cultura de Paz. Professora de Yoga certificada pela Uni-FMU e pela Yashodhara Ashram Society, Canadá. Membro do TRANSCEND International.

 


ENTRADA FRANCA

08 de outubro de 2013 • terça-feira • 19 horas
Auditório do MASP ▪ Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 – São Paulo/SP – Estação Trianon-Masp do metrô
Não é necessário fazer inscrição antecipadaRealização: Comitê da Cultura de Paz

Apoio