Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Desenvolver Resiliência em Tempos Incertos
com Profa. Dra. Denise Gimenez Ramos

Considerando o clima adversarial, de hostilidade, confronto e desconfiança generalizada, como promover a resiliência? Como fortalecer os mecanismos saudáveis do convívio social?

Em nossos dias, ao trabalhar em escolas e instituições em prol de uma sociedade comprometida com a paz e a justiça, sentimos um profundo desrespeito – tanto pelo descaso de autoridades corruptas quanto, muitas vezes, pela violência de jovens que, desprovidos de respostas saudáveis, reagem a gestos de conciliação e compreensão mútua com mais violência. Sabemos que o abandono infantil leva a criança a fazer projeções negativas (onde o outro é percebido como o inimigo a ser destruído); de outro lado, mães, pais, cuidadores e educadores sofrem com a exposição ao estresse e à síndrome da fadiga crônica, chegando mesmo a adoecer.

Como conviver com a violência inaceitável e propor medidas restaurativas quando nós mesmos somos direta ou indiretamente afetados por ela? O que nos sustenta e dá forças para mantermos nossa integridade, cultivando nosso ideal de paz quando somos também atingidos? A que recursos internos recorrer quando todos os alicerces externos se fragilizam e desmoronam?

É necessário lembrar que a fonte que abastece nosso ser é profunda e permanente; só precisamos contatá-la. Ela é a força imbatível de onde emana nossa singularidade, nossa resiliência e nos lembra de quem verdadeiramente somos. Ela é a melhor defesa contra a violência e a injustiça. Como a criança que nos habita, ela é também incorruptível, e sobre isso refletiremos nesta palestra.



13 de março de 2018 • terça-feira • 19 horas 

Teatro do Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP.
Retirada de ingresso nas bilheterias das unidades do Sesc,
no dia do evento, a partir das 14h. Limite de 2 ingressos por pessoa.



Denise Gimenez Ramos
, doutora pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e mestre pela New School for Social Research, ambos em Psicologia Clínica. Professora titular do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica e coordenadora do Núcleo de Estudos Junguianos da PUC-SP. Analista membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Membro da Academia Paulista de Psicologia, cadeira número 27. Foi vice-presidente da International Association for Analytical Psychology, em Zurique – Suíça. Autora dos livros A Psique do Corpo (Summus, 2006) e coautora de Os Animais e a Psique (Summus, 2005). Palestrante internacional, esteve recentemente como conferencista em Moscou, Zurique, Montevidéu e Ottawa.