Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

 

COMO LIDAR COM DILEMAS ÉTICOS CONTEMPORÂNEOS
– A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE

com Alexey Dodsworth, Fernando Stanziani e Ana Sofia Schmidt de Oliveira
participação artística de Nina Neder

Dilemas e paradoxos não faltam no dia a dia deste inquieto e inquietante tempo que vivemos. E é sobre eles que um filósofo, um psicólogo e uma advogada tecerão suas reflexões para nos ajudar a ver com clareza a textura dos fios que tecem situações desafiantes para uma Ética que há pouco acreditávamos ser assunto apenas da academia e do laboratório.

Não existe hora e lugar específicos para a Ética, pois todas as horas e lugares lhe dizem respeito – carregamos uma mochila invisível de valores e princípios aos quais recorremos, nem sempre de modo consciente, para dizer sim ou não ao que avaliamos, escolhemos e à nossa maneira de agir.

A responsabilidade apresenta no mínimo dois sentidos: como consequência e como antecedência. A primeira lida com o passado, com o que já aconteceu. A segunda com o futuro.

Esta última representa a generosidade do caráter que não espera necessariamente por recompensas – a responsabilidade previdente e antecipadora advoga em prol de um mundo melhor onde não necessariamente viveremos, mas que será ocupado pelos ainda não nascidos.


ENTRADA GRÁTIS

3 de março de 2020 • terça-feira • 19 horas
Local: Teatro Antunes Filho – Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP.

Prefira Transporte Público
Metrô Ana Rosa 750m  e Metrô Paraíso 1000m
Retirada de ingressos no dia da atividade, a partir das 14h,
nas unidades do Sesc (exceto Itaquera, Interlagos e Parque Dom Pedro II).

 


 

Alexey Dodsworth, doutor em Filosofia em regime de duplo título pela Universidade de São Paulo e pela Università Ca’ Foscari de Veneza, Itália. Atualmente é professor associado à Università Ca’ Foscari e membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da UNIFESP.

Fernando Stanziani, psicólogo e mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP); Psicologia Analítica pelo Instituto Sedes Sapientiae SP. Consultor empresarial em desenvolvimento humano e ética organizacional. Professor universitário nas disciplinas de Psicologia e Ética. Professor e conselheiro da Palas Athena.

Ana Sofia Schmidt de Oliveira, vice-presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB-SP. Mestre em Direito Penal e Criminologia pela FADUSP. Autora do livro “A Vítima e o Direito Penal”. Formada pela Palas Athena nos Programas de Mediação de Conflitos, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso, e de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas.

Nina Neder é cantora, educadora musical e facilitadora de atividades integrativas. Tem interesse pelas músicas dos povos e pelas músicas dos corpos, aquelas que ainda conferem sentido coletivo e individual no mundo contemporâneo.
Realização