Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Ao longo de uma semana serão disponibilizados pelo site da Associação Palas Athena, do Comitê de Cultura de Paz e Não Violência, e pelas redes sociais parceiras, vídeos e reflexões contemporâneas para um chamado essencial dirigido a cada um de nós:

CARTA DA TERRA: A RESPONSABILIDADE É NOSSA
O FUTURO É AGORA!

“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro reserva ao mesmo tempo grande perigo e grande esperança. (…) Devemos nos reunir para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a este propósito é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações.”

O texto acima não foi escrito em tempos de pandemia. Ele é parte do preâmbulo da Carta da Terra, redigido com a participação de mais de 4.500 entidades governamentais e organizações da sociedade civil, após consulta internacional ao longo de cinco anos – daí seu caráter inclusivo e cooperativo.

Neste mês de junho, quando celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, também comemoramos os vinte anos da ratificação da Carta da Terra.

A Natureza é o domínio da universalidade, e nada no universo existe como entidade isolada e independente, tudo assume a forma de relações. A cultura, por outro lado, é o domínio da diversidade, dos modos de ser e pensar, de conhecer e simbolizar que, imbricados na Natureza, só podem existir em convivência com ela.

A Carta da Terra nos convoca a empreendermos um esforço concentrado para compreender que o desequilíbrio ambiental, a exploração irresponsável de recursos naturais, o consumo desenfreado e a concentração de riquezas por parte de uma minoria inviabilizam a necessária sustentabilidade dos ecossistemas e, consequentemente, de todas as criaturas que habitam a Terra.

A responsabilidade é nossa – somos os únicos seres vivos que podem restaurar as relações de convivência respeitosa com a Natureza – sem dúvida as novas gerações agradecerão!

 


   ACOMPANHE AS POSTAGENS DESTE FÓRUM EM NOSSAS REDES

 

Sites 

www.palasathena.org.br/cont_pedagogico.php

www.comitepaz.org.br

 

Facebook 

www.facebook.com/associacaopalasathena

www.facebook.com/comitedaculturadepaz

 


 

Realização