Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

39ª Semana Gandhi

Sendo a Mudança!

 

Abertura
Cantora indiana Meeta Ravinda: Bhajans de Mahatma Gandhi

Fala celebrativa
Cônsul Geral da Índia no Brasil, Sr. Amit Kumar Mishra

Palestra da Dra. Marlova Jovchelovitch Noleto
Diretora e representante da UNESCO no Brasil

O pensamento de Gandhi sobre a Liderança relevante para o século 21 – através da Arte têxtil e instalações
Poetisa e artista plástica indiana Shelly Jyoti

O impacto de Gandhi em minha vida
Falas e Diálogo de João Signorelli, ator e de Leandro Uchoas, educador, ativista social e jornalista

Encerramento
Os 150 anos do Nascimento de MAHATMA GANDHI

Apresentadora
Nina Neder, artista cantora, musicista e educadora

 


 

2 de outubro • sexta-feira • 17h
YouTube da Palas Athena

www.youtube.com/palasathenabrasil

 


 

Meeta Ravinda, nasceu na Índia, em Sevagram, aldeia fundada por Mahatma Gandhi, onde estudou com eminentes gurus e professores. Estabeleceu-se no Brasil desde 1973, tornando conhecida e apreciada a música indiana através de CDs gravados na Índia e divulgados no Brasil e de apresentações em teatro, rádio e televisão. Para selar a fusão Índia-Brasil gravou “Tua Poesia, Minha Melodia”, música popular brasileira com interpretação indiana, arranjos indianos e instrumentos típicos. Ministra aulas de música indiana, hindi e culinária indiana, realiza cerimônias védicas com a finalidade de divulgar conhecimentos antigos, espirituais e científicos, que possibilitam o equilíbrio e à harmonia do corpo, da mente e do espírito.

Mr. Amit Kumar Mishra é diplomata de carreira. Trabalhou como Cônsul Geral em Perth (Austrália), antes de assumir o cargo de Cônsul Geral da Índia em São Paulo, em junho de 2019. Ingressou no Serviço de Relações Exteriores da Índia em 2004 e serviu em missões diplomáticas indianas no Egito, Arábia Saudita, Afeganistão e na Austrália. Em seus postos no exterior, tratou de questões políticas, comerciais, educacionais, culturais e da diáspora. De 2011 a 2014 trabalhou no Ministério das Relações Exteriores como subsecretário, lidando com as relações Índia-Estados Unidos. É pós-graduado em Botânica, com especialização em Biotecnologia. Fala hindi, inglês e árabe.

Dra. Marlova Jovchelovitch Noleto (Romênia/Brasil) é Diretora e Representante da UNESCO no Brasil. Ingressou na UNICEF em 1997, como oficial de Políticas Públicas e Direitos da infância e juventude. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, bolsista da Fundação Kellogs e da Eisenhower Exchange para programa acadêmico e de intercâmbio profissional de combate à pobreza, políticas sociais, educacionais, responsabilidade social e filantropia. Aprofundou seus estudos na Federação Sueca de Assistentes Sociais e treinamento executivo em Administração pública no Instituto de Administração Pública de Nova Iorque. Foi presidente do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS – maio de 1994 a junho de 1996. Professora universitária de Teoria e Metodologia do Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, de 1987 a 1996. Trabalhou na Federação de Municípios do Rio Grande do Sul, no Governo do Estado do Rio Grande do Sul e na antiga FEBEM. Foi Conselheira da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, da Fundação Abrinq e do IDIS, entre outros. Vários livros de sua autoria foram publicados nas áreas do terceiro setor, serviço social, municipalização e direitos humanos, além de seus artigos em revistas especializadas.

Shelly Jyoti é artista visual, estilista, poetisa e curadora independente, cujo trabalho tem suas referências no contexto cultural da história da Índia. É formada como designer de moda pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Moda, em Nova Delhi. Obteve seu mestrado em Inglês com a Literatura Americana, pela Universidade de Punjab, Chandigarh. Seus trabalhos recentes incluem: “Revisiting Gandhi: The Art of Shelly Jyoti (Retrospective 2009-2018)”, 2018 – Indira Gandhi National Center for Arts, Nova Delhi; “Bound by duty: An idea of Swaraj and collectiveness” (2018); “The Khadi march: Just Five Meters (Solo)” – Galeria Nacional de Arte Moderna, Bangalore (2017); “Salt: The Great March (show solo)” – Azad Bhav an Gallery, Indian Council of Cultural Relation ICCR, Nova Delhi (2015).

João Signorelli é ator profissional desde 1972. Jornalista formado, atuou em mais de 22 duas novelas, 25 peças de teatro e 12 filmes. Mestre de cerimônias, e em especial das últimas vindas do Dalai Lama ao Brasil. Há dezessete anos se dedica a divulgar a Cultura de Paz através dos espetáculos teatrais “Gandhi, Um Líder Servidor” e a “Ética Inspiradora”.

Leandro Uchoas é educador, ativista social e jornalista. Dirige o Instituto Shanti Brasil, organização de promoção de Cultura de Paz e Não Violência. Tem pós-graduação em Cultura de Paz e Não Violência na universidade Gujarat Vidyapith, fundada por Mahatma Gandhi. Através do instituto, ministra cursos, círculos e vivências em Cultura de Paz, Comunicação Não Violenta (CNV), Novas Masculinidade, Simplicidade Voluntária e Educação Para a Paz. Facilita Círculos de Masculinidades em ONGs, abrigos, escolas e no Tribunal de Justiça. Leandro é autor do livro: “Seja a Mudança: o Brasil visto e debatido a partir do legado de Gandhi”. Criou o “Jogo da Cidadania”, que é o Baralho da Transformação de estímulo à participação cidadã. Em 2019, foi um dos ganhadores do prêmio “Fazedores do Bem”.

Nina Neder, formada em música popular pela Unicamp. Especializou-se no folclore argentino e mescla-o com as sonoridades musicais brasileiras em projetos artístico-pedagógicos voltados para a dissolução de fronteiras políticas. Oferece acompanhamento em processos de aprendizagem musical, promove oficinas de voz, de cultura da infância, ateliês de criação de histórias. É preparadora vocal e sonoplasta na peça Histórias da Onça. Cantora do grupo Cantavento de música para crianças. Trabalha com sensibilização e integração de públicos de todas as idades.

 

 

Realização                                Parceria                                                                                Apoio                       Em cooperação