Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

 

18ª Semana Martin Luther King

 

PODER-COM e PODER-PARA 

– A POTÊNCIA DE UM LÍDER –

 

Live com Wesley Oliveira, Samuel Pereira e Luís Fernando Bravo de Barros
Apresentação: João Signorelli

Martin Luther King nos convida a repensar “com a esperança de vivermos criativamente nesta grande Casa Mundial que herdamos, o que repousa em nossa habilidade de reeditar os objetivos éticos de nossa vida pessoal e de justiça social, sem os quais nos destruiremos pelo mau uso de nossos próprios instrumentos”. Leva-nos a vislumbrar possibilidades de um viver para além de nossas tribos, raças, classes ou nações, ao reconhecer as desigualdades de poder, gênero e tantas outras.

Proposta atualíssima diante das urgências no Brasil e no mundo: falar, refletir e agir a partir da nossa responsabilidade ética e da percepção do imenso fardo dos privilégios que alimentam ciclos viciosos de toda sorte de violências e desigualdades.

 


16 de abril de 2021 • sexta-feira • 18h30
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil  

Atividade acessível – Tradução em Libras


 

Grace Clegg é Vice-Cônsul do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, atuando na seção de Assuntos Consulares. Ela também é a co-anfitriã americana da EmbRACE Jr., o braço voltado para os jovens da iniciativa de diversidade, inclusão e igualdade racial do Consulado, que traz essas lições importantes para os membros mais jovens da comunidade do Consulado. Grace obteve um mestrado em Relações Internacionais com concentração em Conflito e Resolução de Conflitos pela George Washington University, e seu diploma de bacharel em Línguas e Culturas do Leste Asiático pela Michigan State University. Orgulhosa de servir em São Paulo em sua primeira viagem ao exterior, ela é acompanhada no Brasil por seu marido, Adam; filho recém-nascido, Thomas; e Welsh Corgi.

João Signorelli, Ator profissional desde 1972. Jornalista formado, atuou em mais de 22 novelas, 25 peças de teatro e 12 filmes. Mestre de cerimônias, e em especial das últimas visitas do Dalai Lama ao Brasil. Há dezessete anos se dedica a divulgar a Cultura de Paz através dos espetáculos teatrais Gandhi, Um Líder Servidor e a Ética Inspiradora.

Luís Fernando Bravo de Barros, Professor e pesquisador no campo dos Estudos de Paz e Conflito, com foco nos temas da transracionalidade, não violência e Justiça Restaurativa. Fundador da consultoria Karutana – escutar, dialogar, transformar. Consultor da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/SP. Docente da Associação Palas Athena. Educador e facilitador em programas de Justiça Restaurativa no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo (CDHEP). Possui Mestrado de Estudos Avançados (MAS) em Paz e Transformação de Conflitos pela Universidade da Basileia – Suíça, e Mestrado (MA) em Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação Internacional de Conflitos pela Cátedra UNESCO na Universidade de Innsbruck, Áustria.

Samuel Pereira, Mestrando em Educação no FORMEP (Programa Formação de Professores na PUC-SP, Membro do GEPEI (Grupo de Pesquisa em Educação Integral – PUC-SP), Professor da Rede Pública Municipal de São Paulo e membro fundador do Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nelson Mandela.

Wesley Oliveira, tem 30 anos e desde 2016 atua como Assessor para Assuntos de Cultura e Educação no Consulado Geral dos EUA em São Paulo, sendo responsável pela operação de projetos em parceria com instituições educacionais, bem como a gestão de iniciativas de intercâmbios acadêmicos e profissionais apoiados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. Formado em Administração e Marketing e também em Gestão de Negócios e Comunicação pela Pierce College, nos Estados Unidos, através de bolsa de estudo apoiada pelo Departamento de Estados dos EUA. Atualmente ele completa sua pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais pela Universidade de São Paulo.

 

 

   Realização                             Apoio                                                 Em cooperação