Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

DIA DA TERRA: A PAZ É VERDE 
Live com André Gravatá e Lourdes Alves
 

Plantar uma árvore, não é só plantar uma árvore… é plantar algo dentro de si mesmo que vai florescer de maneiras surpreendentes. Os ensinamentos de Wangari Maathai, no seu livro Inabalável, nos colocam diante de questões da ordem da espiritualidade, da ancestralidade, do amor incondicional aos seus compatriotas, da responsabilidade intelectual com a sociedade, proteção ao meio ambiente e processo democrático.

O projeto A Paz é Verde foi inspirado em Wangari Maathai, no seu trabalho com a ONG Movimento Cinturão Verde, tema que apresentaremos neste Fórum. A poesia também estará presente por meio de versos inspirados na força e exuberância da terra, poemas que são adubo para as plantas dos nossos pés.

“Hoje enfrentamos um desafio que exige uma mudança em nosso pensamento, para que a humanidade pare de ameaçar o seu suporte de vida. Somos chamados a ajudar a Terra, a curar as suas feridas e, no processo, curar as nossas – a abraçar, de verdade, toda a criação em toda a sua diversidade, beleza e maravilha. Reconhecer que o desenvolvimento sustentável, a democracia e a paz só resultam juntos.”


12 de abril de 2022 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras


André Gravatá – Poeta e educador. Escreveu os livros O jogo de ler o mundo, que recebeu o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil; Inadiável e O aniversário da terra (que vai ser lançado em breve). Com o coletivo Educ-ação, dedicou-se a uma jornada por espaços de aprendizagem em diversos países, que culminou na escrita do livro Volta ao mundo em 13 escolas. É um dos idealizadores da Virada Educação e coautor do livro Poéticas Públicas, que nasceu para contar a trajetória poética do projeto. Com a artista e educadora Serena Labate, criou o Jornal das Miudezas e outras publicações por meio do Sorver Versos, como a coletânea Cartas a jovens educadores/as e o livro Olhe por onde pássaro.

Lourdes Alves  – Educadora, Psicóloga, Especialista em Desenvolvimento Local. Conselheira e docente na Associação Palas Athena. Pós-graduada em Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento e Inovação, e mestranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Certificada em Ética, Cultura de Paz, Dinâmicas de Convivência, Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso. Coautora no livro O Papel da Universidade no Desenvolvimento Local – Experiências brasileiras e canadenses. Em 2019, participou do TEDx Talks com o tema “Convivência, eis a nossa questão”. Em 2021 participou do diálogo com Sua Santidade Dalai Lama promovido pela Associação Palas Athena.