Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Nos últimos tempos, a mídia tem mostrado insistentemente os problemas causados pelo lixo em São Paulo e no Brasil inteiro. Garrafas plásticas entopem bueiros e causam enchentes, a sujeira enfeia nossas ruas, não existe mais lugar para colocar o enorme volume do lixo das nossas cidades.

Entretanto, nem tudo está perdido. Cada cidadão pode ajudar a melhorar esse quadro, contribuindo para um novo mundo e um futuro sustentável. Como? Reconhecendo que fazemos parte do problema e, portanto, também da solução. Ações e programas ambientais organizados pela sociedade civil, com apoio ou não dos setores governamentais, têm mostrado cada vez mais resultados, não só ambientais mas também sociais e econômicos.

Um programa de coleta seletiva e minimização de lixo ajuda a diminuir o desperdício, proporciona a reflexão sobre nossos hábitos de consumo e contribui na redução da quantidade de lixo enviada para os aterros sanitários, possibilitando economia no uso de água, energia e matérias-primas. Proporciona também um ganho social para todos os envolvidos, desde os participantes diretos até setores da população normalmente excluídos, como é o caso dos catadores de sucata e recicláveis.


O Instituto GEA: Ética e Meio Ambiente é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de
Interesse Público), cuja finalidade principal é desenvolver a cidadania e a educação ambiental,
assim como assessorar gratuitamente a população a implantar programas de coleta seletiva,
reciclagem e minimização de lixo.

Araci Musolino Montineri: Presidente do Instituto GEA. Formada em Engenharia Química (Poli
– USP), trabalhou durante cerca de 8 anos na CETESB e na Secretaria de Meio Ambiente do
Estado de São Paulo, onde foi uma das criadoras do Projeto Jogo Limpo – Programa de
Minimização de Resíduos, das duas instituições.

Ana Maria D. Luz: Vice-presidente do Instituto GEA. Formada em Comunicações pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP); especialista em Educação Ambiental pela Boston University– EUA; mestre em Ciência Ambiental – PROCAM/USP. Co-responsável pelo Projeto Jogo Limpo – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e CETESB.

 


– Entrada Franca –
28 de maio de 2002 – terça-feira – 18h
Local: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Sala Walter Belda Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo – (Estação Clínicas do Metrô)
Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz