Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

 


41ª Semana Gandhi
O que ainda podemos aprender com Gandhi?

 
Abertura: Cônsul Geral Sra. Manisha Swami
Palestrantes: Carolina Rojo e George Barcat
 

Há visionários cujas ideias e ações conseguem promover transformações profundas e duradouras ao longo da história – Gandhi é um exemplo evidente que transcende fronteiras raciais, religiosas, nacionais e partidárias. Sua capacidade singular de mobilizar a opinião pública e de engajar seu povo na luta pela independência com estrita observância de adesão à verdade e compromisso com a prática da não violência ativa, fazem de Gandhi um político planetário à serviço da dignidade, da justiça social e dos direitos humanos, um líder que abriu espaço para a Paz viva, pulsante, inclusiva e acolhedora das diversidades.

“Estamos às voltas com graves questões ambientais, sociais, geopolíticas… O medo de uso de armas nucleares voltou e bem sabemos como estão os ânimos e os usos da palavra na vida diária. Felizmente, dispomos do legado de Gandhi: sua vida, sua obra filosófica e suas ações políticas estão mais atuais do que nunca e devemos recorrer a elas e disseminá-las.”
George Barcat – Conselheiro e professor de Ética e Filosofia na Associação Palas Athena. Especialista em Ética Empresarial e Governança Corporativa.

“Não violência e Verdade (Ahimsa e Satya) são preceitos que, apesar de serem descritos há muito tempo, nunca deixaram de ser extremamente importantes para uma boa convivência em sociedade. É preciso ir além do mero estudo intelectual dessas atitudes e torná-las uma realidade concreta em nosso dia a dia.”
Carolina Rojo – Sócia administradora da empresa IEPY – Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga. Professora de Yoga desde 2012. Leciona sobre Os Yamas e Niyamas em cursos, palestras e nas Capacitações em Yoga.


11 de outubro de 2022 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras