Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Toda a vida no planeta Terra se dá num contexto de relações; são estas relações profundas entre átomos, células, seres, que articulam a Vida.

Nossas relações com a natureza, com o outro e conosco mesmo constituem o grande desafio atual. Relacionar-se exige muitas habilidades, mas exige acima de tudo arte. O sabor da beleza, o perfume do mistério, a concretude da obra manifesta, todos são ingredientes  indispensáveis à arte da convivência; eis uma boa maneira de compreendermos a Ética. Suas origens remontam aos primeiros agrupamentos humanos onde, assegurada a sobrevivência, se buscou modos coletivos de articular talentos, habilidades, saberes e poderes. Entretanto foi na Grécia Clássica que adquiriu a excelência de busca do bem comum.

Que possibilidades haverão para as relações humanas que não aquelas dadas pelas regras, pelos costumes, pelos condicionamentos sociais? Que outras possibilidades para o mundo além da guerra, da competição, da exploração? Um artista sempre ousa!



José Romão Trigo de Aguiar:
Formado em Medicina (PUC), especializado em Homeopatia e Psicoterapia (Instituto Brasileiro de Biossíntese). Membro do Conselho Deliberativo e professor da Associação Palas Athena, integra suas equipes do Programa Ética do Acolhimento e do Seminário Valores Que Não Têm Preço. Membro da Associação Coral Scholla Cantorum.

 


– ENTRADA FRANCA –
25 de março de 2003 – terça-feira – 18h
Local: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo – (Estação Clínicas do Metrô)

Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz – um programa da UNESCO –