Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

A realidade na qual vivemos é complexa em suas características sistêmicas, dinâmicas, integradas, relativas, estruturada em redes interdependentes e em constante processo de transformação e evolução. O ser humano é um ser vivo, autopoiético, dotado de corpo,
cérebro e sentidos que, possuindo programa arquétipo de sua espécie, dispõe de programa genético próprio e singular que lhe permite, em vivências com diálogos internos e externos, desenvolver seu aprendizado, consciência, compreensão das leis e mecanismos do meio e, portanto, também desenvolver sua capacidade de interferir nesses meios transformando-os.

A leitura pelo ser humano dessa realidade multidimensional, multireferencial e multirelacional dos meios interno e externo a seu próprio sistema, precisa de instrumental adequado de interpretação para que as decisões por ele tomadas sejam geradoras de qualidades e tenham sustentabilidade local e planetária. A abordagem transdisciplinar com sua riqueza de instrumental conceitual e metodológico pautado em novos paradigmas pós-modernos, embora ainda em construção, tem se constituído em ferramenta indispensável de releitura do mundo para embasar ações conscientes e responsáveis nas esferas humanas, sociais e ambientais.


Ondalva Serrano: Formada em agronomia pela ESALQ/USP, com especialização em Agronomia para o Desenvolvimento Integral, no Centre International de Hautes Ètudes Agronomiques, na França, e Doutorado em Agronomia na USP. É Coordenadora Pedagógica da Rede do Programa de Jovens da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo, com sede no Instituto Florestal.

 


ENTRADA FRANCA
22 de abril de 2003 – terça-feira – 18h
Local: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo – (Estação Clínicas do Metrô)

Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de
Paz – um programa da UNESCO –