Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

A relevância e significado de Gandhi, no tocante aos problemas que surgiram com a modernidade, ficarão evidentes se olharmos para os aspectos contextuais das batalhas que travou. Sua luta na África do Sul foi contra a discriminação racial e pela universalidade dos direitos humanos. As campanhas que liderou na Índia se opuseram à exploração de camponeses e trabalhadores, promovendo a independência do país e a criação de uma nova ordem social, econômica e política, fundadas na liberdade e na igualdade.

Entretanto, a globalização e a complexidade que caracterizam este início do século XXI põem em evidência alguns dos paradoxos que o ser humano enfrenta na busca da liberdade e de uma ordem social que a glorifique. Esses paradoxos, que serão abordados neste fórum, podem resumir-se em:

a) A aspiração humana por liberdade ilimitada, e a necessidade de conciliar a liberdade com os paradigmas de interdependência que governam suas relações com outros seres humanos e a natureza;
b) A necessidade de nos reunirmos e cooperar para aumentar a eficácia em todas as áreas do trabalho humano;
c)  Ao nos reunirmos, porém, não só criamos organizações e geramos poder, mas também suscitamos o problema de exercer controle sobre o poder que geramos;
d) Numa sociedade interdependente, não pode haver irreconciliabilidade fundamental de interesses;
e) No entanto, parece que nos convencemos de que há interesses irreconciliáveis, e de que a extinção dos direitos dos outros é a única forma de proteger os chamados interesses próprios.


Prof. Ravindra Varma – é presidente da Gandhi Peace Foundation (Índia). Trabalha como agente social e ativista gandhiano há mais de quatro décadas, tendo participado como representante de seu país em várias comissões da Organização das Nações Unidas. Professor convidado de inúmeras universidades, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa e Ásia. Autor de obras sobre o pensamento e a ação gandhiana que se tornaram referência internacional. Em português destacamos Gandhi, poder, parceria e resistência, publicado pela Editora Palas Athena.

 



ENTRADA FRANCA

16 de setembro de 2003 – terça-feira – 18h
Local: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo – (Estação Clínicas do Metrô)

Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz
– um programa da UNESCO –