Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Com Rosa Alegria

O Projeto Millennium é um legado para o futuro do mundo. Iniciativa do Conselho Americano da UNU – Universidade das Nações Unidas, o Projeto organiza uma rede de planejamento global com cerca de 700 pesquisadores, futuristas, acadêmicos, executivos, legisladores, educadores, cientistas, que através de suas visões de futuro e de monitoramento anual, concentram seus esforços para propor soluções a importantes desafios que o mundo está vivendo. O Millennium fornece informações permanentes de forma que lideranças e gestores de cada região do planeta possam identificar, avaliar e analisar temas com impacto global.

Os 15 desafios globais:

1. Desenvolvimento sustentável: como podemos alcançá-lo?
2. Água: como todos podem ter acesso a ela sem conflitos?
3. População e recursos: como podem estar em equilíbrio?
4. Democratização: como a verdadeira democracia poderá emergir do autoritarismo?
5. Perspectivas globais de longo prazo: como elas podem passar a nortear a criação de políticas mundiais?
6. A globalização da tecnologia da informação: como a globalização e as convergentes tecnologias da informação e da comunicação poderão trabalhar para o bem comum?
7. A distância entre ricos e pobres: como as economias de mercado norteadas por uma ética social poderão ser encorajadas a reduzir as diferenças entre ricos e pobres?
8. Doenças: como reduzir a ameaça de novas doenças e de microorganismos infecciosos?
9. Capacidade de decisão: como pode ser aprimorada à medida que mudam as instituições e a natureza do trabalho?
10. Paz e conflito: como novos valores e estratégias de segurança podem reduzir os conflitos étnicos, o terrorismo e o uso de armamentos com poder de destruição massiva?
11. Mulheres: como a mudança no status social da mulher pode ajudar a melhorar a condição humana?
12. Crime transnacional: como evitar que o crime organizado se torne o mais poderoso e sofisticado empreendimento global?
13. Energia: como a demanda crescente de energia pode ser atendida de forma segura e eficiente?
14. Ciência e Tecnologia: como as inovações científicas e tecnológicas podem ser aceleradas para melhorar a condição humana?
15. Ética global: como as considerações globais podem se incorporar no cotidiano das decisões globais?

Muitas dessas questões globais ainda não encontram resposta, mas de uma coisa podemos ter certeza: é chegada a hora de, frente a tantos e profundos desafios, identificarmos forças e capacidades para transformar a condição do planeta.

 


Rosa Alegria, futurista, pesquisadora de tendências, comunicadora, palestrante internacional, consultora e facilitadora de processos de planejamento de futuro em organizações de diversos setores. Atualmente representa o Projeto Millennium no Brasil, é diretora de pesquisa do NEF – Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP. www.nef.org.br, editora do boletim de tendências Radar 21, www.radar21.inf.br.

 


ENTRADA FRANCA
12 de setembro de 2006 – terça-feira – 19 horas
Auditório do MASP – Museu de Arte de São Paulo Av. Paulista, 1.578 – São Paulo – SP
(Estação Trianon-Masp do Metrô)