Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Com Osvaldo Della Giustina

Hoje, no mundo todo, milhões de pessoas, grupos sociais, comunidades e movimentos voltam suas aspirações e atividades para a busca de um caminho de sobrevivência para a espécie humana. Esta massa de consciência, em contínuo crescimento, avança rumo à  encruzilhada evolutiva que se coloca diante de nós.

Os grandes avanços tecnológicos, a degradação ambiental, a competição, a concentração de renda, a manipulação do comportamento humano através dos meios de comunicação e dos sistemas globais de formação de opinião nos impuseram a exclusão, a insegurança e a violência em dimensões tais que não permitem mais desequilíbrio, sob ameaça de uma ruptura global.

Participação e solidariedade são os princípios que deverão formar os fundamentos da mudança de direção na nossa evolução civilizatória – princípios que, apropriados pela massa de consciência em crescimento, poderão operacionalizar a mudança traduzindo seus fundamentos éticos em instituições coerentes com os impulsos de convergência presentes na natureza e seus processos.

Será preciso assumir a responsabilidade global pela sobrevivência, ou pela construção de uma civilização, transformando essa consciência em estruturas e mecanismos capazes de abranger a organização e as relações humanas em todos os níveis. O processo envolve uma dimensão ética, inerente aos processos de solidariedade e cooperação, que deverão modificar radicalmente os instrumentos e dispositivos de convivência humana.

 


Osvaldo Della Giustina: professor universitário, criou e presidiu o que é hoje a Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL e a Associação Catarinense das Fundações Educacionais. Foi Reitor da Universidade do Tocantins. Autor de inúmeras obras, entre elas: Educação e Capacitação para o Trabalho (1978), A Idade do Homem (1981), Proposta Constitucional para uma Nova Sociedade (1987), Reflexão sobre a Educação (1990), Humanização da Sociedade (2000) e Participação e Solidariedade – A Revolução do Terceiro Milênio (2004).

 


ENTRADA FRANCA
3 de abril de 2007 – terça-feira – 19 horas
Auditório do MASP – Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1.578 – São Paulo – SP (Estação Trianon-Masp do Metrô)
Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz