Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

A atualidade de Gandhi
– filosofia em ação –

Com Jean-Marie Muller e Shrikrishna Tengshe

Gandhi foi um homem de ação. As idéias por si mesmas não conseguiam seduzi-lo – ele as submetia ao escrutínio da experiência cotidiana. Se resistiam, se a realidade confirmava sua eficácia e benefício coletivo, então as partilhava com seus parceiros e milhares de leitores diários, que acompanhavam seus artigos publicados em diferentes idiomas locais.

Esse sentimento de genuíno compromisso com o que é verdadeiro cunhou a expressão satyagraha que, aliado à não-violência (ahimsa), constituem a base de toda a arquitetura de mobilização social criada por Gandhi com o intuito de provocar transformações políticas duradouras, edificantes e dignas.

Esta base – testada durante décadas, tanto na África do Sul quanto na própria Índia – é o fermento de quase todos os movimentos pacifistas contemporâneos, cujas ações estão mudando as relações de poder ao questionar a legalidade e legitimidade de procedimentos injustos.

Nada mais atual, nada mais necessário!


Jean-Marie Muller: Filósofo, fundou e dirige o Instituto de Pesquisas sobre a Resolução Não Violenta de Conflitos (IRNC). Atua em missões de paz e como consultor da Universidade para a Paz da Costa Rica. Foi professor de Estratégia da Ação Não-Violenta no Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Lyon. É autor de 27 livros sobre a não-violência e assuntos correlatos, inclusive: Não-Violência na Educação e O Princípio da Não-Violência -uma trajetória filosófica, ambos editados pela Palas Athena Editora.

Shrikrishna Tengshe: Médico e doutor em Psiconeurologia. Foi consultor e Chefe do Departamento Médico do renomado Instituto de Kaivalyadhama. Atua como professor, palestrante e criador de cursos de treinamento para médicos e professores de Yoga no mundo todo. Foi diretor de reputadas instituições de ensino do Yoga e escreveu inúmeros livros sobre o tema, dentre os quais: Essence of Pranayama (1985) e Notes on Man, Mind and Consciousness, A Yogic Viewpoint (1997).

 


ENTRADA FRANCA
2 de outubro de 2007 – terça-feira – 19h30
SESC Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – São Paulo/SP
ATENÇÃO: Retirada de ingressos no SESC Vila Mariana (Rua Pelotas, 141) nos dias 29 e 30 de setembro, das 10h às 18h30, e no dia 2 de outubro a partir das 9h, até esgotar a disponibilidade de lugares.
Informações: Associação Palas Athena (11) 3266-6188