Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Dr. Helio Mattar

As últimas cinco ou seis décadas foram marcadas pela assim chamada sociedade de consumo, o modelo econômico de produção em massa de bens e serviços que tem determinado a cultura contemporânea – ao menos para a parcela da humanidade que tem acesso ao consumo, cerca de um quarto da população mundial.

Ambientalmente insustentável, socialmente injusta, economicamente concentrada e individualmente desumanizadora, a economia centrada no consumo de bens materiais tem se confrontado com o risco cada vez mais iminente de um grave desequilíbrio na ecologia planetária e no agravamento das tensões sociais provocadas pelas crescentes desigualdades.

Não faltam evidências de que o atual modelo de consumo traz em seu cerne um paradoxo: o sistema econômico voltado a preencher os desejos humanos gera grande insatisfação, mesmo naqueles que dele mais se beneficiam. Altos níveis de consumo não necessariamente levam a mais segurança e bem-estar.

Neste contexto, como quebrar o círculo vicioso de produção e consumo, hegemônico no mundo atual, para outro modelo mais humano e mais sustentável? De onde virão as mudanças?

É disto que o palestrante, Diretor-Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, tratará neste fórum, visando provocar reflexão e levantar questionamentos sem a pretensão de dar respostas definitivas a esta complexa e abrangente discussão.

 


ENTRADA FRANCA
5 de agosto de 2008 · terça-feira · 19 horas
Auditório do MASP · Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 – São Paulo / SP – Estação Trianon-MASP do Metrô

 


HELIO MATTAR é Diretor-Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Formado em Engenharia da Produção pela USP, obteve os graus de mestre e doutor pela Universidade de Stanford. Foi executivo de empresas multinacionais e nacionais, bem como de seus próprios negócios, durante 22 anos. Foi Secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Foi um dos fundadores do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. É membro de diversos Conselhos de empresas e de organizações sociais brasileiras e internacionais.