Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Em adesão ao Dia Internacional da Não-Violência e celebração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

a cargo do Prof. José Roberto Marinho Bueno

“O Aikido não é uma técnica para lutar ou derrotar o inimigo. É um caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família.” Morihei Ueshiba (1883-1969), criador do Aikido

O mestre Ueshiba criou a arte Aikido em meio ao caos da Segunda Guerra Mundial. Profundo conhecedor das artes marciais tradicionais no Japão, ele compreendeu de perto o quanto o medo e a ignorância alimentam o pensamento destrutivo e as ações violentas. Sua obra ― o Aikido ― é uma absoluta renovação do conceito de caminho marcial (Budo). O objetivo maior na aprendizagem da arte Aikido é fortalecer o corpo e a mente para uma atitude conciliadora, pacífica e focada na restauração da harmonia em toda situação de confronto. Praticar Aikido é incorporar a filosofia de não-violência por meio da ação.

O palestrante relatará sua experiência do ensino da “arte da paz” para crianças e jovens em condição de vulnerabilidade social e para executivos em empresas desde 2002. Por trás da criança e do executivo, ambos sob a mesma pressão diária pela sobrevivência, existem seres humanos buscando satisfazer as mesmas necessidades de afeto, realização, convivência harmônica, liberdade e criatividade. Seja na violência sutil dentro das organizações, seja na violência estrutural em comunidades carentes, os valores do Aikido vividos com sinceridade podem ser mais uma baliza no oceano complexo dos desafios contemporâneos.

Durante a palestra exibir-se-á o documentário Harmonia em Ação produzido e dirigido por Philip Emminger e Heath Curdts (EUA), também produtores do filme Training Across Borders que relata o encontro histórico que reuniu uma centena de aikidoístas árabes e israelenses no Oriente Médio.


ENTRADA FRANCA
7 de outubro de 2008 • terça-feira • 19 horas 
Auditório do MASP • Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 – São Paulo – SP (Estação Trianon-Masp do Metrô)

 


 

JOSÉ ROBERTO MARINHO BUENO é formado em Arquitetura pela USP. Iniciou no Aikido em 1984 com o mestre Keizen Ono. Dirige o Dojo Harmonia em São Paulo e a ONG Ação Harmonia Brasil. É conferencista internacional com participação em eventos nos EUA, Japão, Reino Unido, Holanda e Chipre. Suas palestras abordam temáticas envolvendo o processo decisório, a resolução de conflitos, a liderança, a comunicação e a criatividade.

 

IMAG0003

IMAG0006 IMAG0005 IMAG0007