Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

a cargo de Robert Walter

Nos parágrafos finais do livro Mitologia Criativa de Joseph Campbell, o quarto e ultimo volume de sua série As Máscaras de Deus, ele nos oferece a seguinte avaliação do mundo moderno: “Agora não há mais nada que perdure. Os mitos conhecidos não conseguem persistir. Hoje não há horizontes, nem zona mitogenética”.

E não nos foram dadas respostas. Ao invés disso, temos um legado feito de uma coleção errática de estórias de segunda-mão, algumas mais vibrantes e poderosas, mais contagiantes ou divertidas do que as outras: os mitos. Mas cada estória expressa, para uma pessoa, a verdade – e para outra, uma fantasia desvairada.

Neste fórum veremos porque as mitologias dominantes que organizaram e guiaram as civilizações por milênios estão hoje mortas ou definhando – por vezes levando a dissonâncias cognitivas, não raro fermentando discórdia cultural, e em geral chegando até a contribuir para um mal estar generalizado.

Vendo-nos desprovidos de uma mitologia comum viável, exploraremos a relevância ou irrelevância da própria mitologia num mundo abarrotado de “alimento” processado industrialmente e embrulhado em plástico, mas onde, paradoxalmente, o grito da violência permeia a vida cotidiana.

Refletiremos então sobre nossa necessidade de mitologias que encontrem ressonância com a sociedade global cada vez mais interdependente, e sobre o por quê de cada pessoa precisar uma identidade mítica para sobreviver e se dar bem em tempos de mudanças rápidas. Pensaremos também sobre como transcender a violência primeva, co-criando uma nova mitologia para alicerçar a paz.

Campbell oferece ainda uma outra pista quando dá seguimento aos comentários acima dizendo: “Ou melhor, a zona mitogenética é o coração humano. O individualismo e o pluralismo espontâneos são, no mundo moderno, as únicas possibilidades honestas: cada qual o centro criativo de autoridade para si mesmo”. Como Campbell disse alhures: “Os mitos de amanhã estão na psique dos artistas de hoje”.

 


ENTRADA FRANCA
13 de abril de 2010 ▪ terça-feira ▪ 19 horas
Auditório do MASP ▪ Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 – São Paulo/SP
(Estação Trianon-Masp do Metrô)


ROBERT WALTER – Atualmente diretor executivo da Joseph Campbell Foundation, onde iniciou seu trabalho com mitos junto ao próprio Campbell, em 1979, quando ainda era produtor, diretor e escritor teatral na Broadway, e produtor da Royal Shakespeare Company. Seu trabalho com interpretações mitológicas oferece a oportunidade de compreender com clareza os anseios e medos de nossa sociedade contemporânea.

 

IMAG0002     IMAG0003

IMAG0004 (1)       IMAG0006

IMAG0005