Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

A Educação Global como referência educacional vem sendo desenvolvida há décadas em muitos países, e mesmo no Brasil, muitos educadores vêm trabalhando alicerçados numa visão holística e construtivista. No entanto, prevalecem ainda modelos tradicionais que não correspondem aos inúmeros desafios de um mundo que se depara com mudanças profundas e velozes, exigindo respostas criativas, rápidas e flexíveis.

A Educação Global, na perspectiva desenvolvida pelos professores David Selby e Graham Pike, das Universidades de Toronto e Prince Edward Island, Canadá, oferece uma ferramenta efetiva para formar cidadãos com visão universal e com forte conteúdo ético. No Brasil, a E.G. vem sendo divulgada e aplicada por intermédio do NÚCLEO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL (NIEGA) desde 1993, com alguns resultados relevantes em inúmeras ações e projetos ambientais.

Esta oficina tem como objetivo disseminar e desenvolver novos conhecimentos e competências nas áreas social e ambiental, promovendo os princípios do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social, ancorados na metodologia da Educação Global (EG).A dinâmica da oficina inclui simultaneamente uma abordagem teórica e prática,por intermédio do desenvolvimento de atividades interativas que envolvem pequenos grupos de discussão, role plays, aprendizado cooperativo, simulações lúdicas, entre outras.

Conteúdo Programático
Nesta oficina serão enfatizadas atividades que enfocam a Dimensão Interior e que abordarão os seguintes temas: Modelo das quatro dimensões da globalidade; Aprendendo e educando para a sustentabilidade; Educação Global e o processo de aprendizagem; Processos de mudança; Construindo e internalizando valores; Potencializando o potencial humano; Construindo consensos;  Aprendizado cooperativo; O ensino centrado no estudante.


Marli Alves Santos
Economista (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES); Pós-graduada em Ciências Políticas (UNICAMP); Especializações: Ciências Espaciais (International Space University –ISU); Educação Ambiental (MASHAV – Israel); Cursos e estágios internacionais em Meio Ambiente: Canadá, EUA, Inglaterra, Itália e Suécia; Gerente de Meio Ambiente da CDHU (Cia.de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo); Coordenadora Geral do International Training for Environmental Leadership (ITEL); Presidente do Núcleo Internacional de Educação e Gestão Ambiental (NIEGA); Professora Universitária em Políticas Públicas (por cinco anos)


22 de maio de 2001, terça-feira – das 18h às 20h
Local: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Sala Lucas Assumpção
Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo (Estação Clínicas do Metrô)

– Entrada Franca –

vagas limitadas
Inscrições gratuitas via e-mail: sedepalasathena@uol.com.br
ou fax (11) 287-8941

Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz