Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

|Cultura|agosto 5, 2019

Sesc Vila Mariana/ Créditos: Daniel Ducci

Orientada a partir da escuta dos ofensores e vítimas, a justiça restaurativa é uma forma diferente de solucionar conflitos. O conceito vem dando um novo direcionamento ao direito penal (a parte do direito encarregada de atribuir punições a infratores).

Uma das ideias que a justiça restaurativa vem questionando é a de que todo delito deve ser penalizado com um castigo, uma das crenças fundamentais do nosso sistema punitivo. Mas, afinal, será que existem outras formas de solucionar conflitos?

Atualmente, há em diversos países um forte movimento neste sentido, que envolve áreas distintas como a educação e o direito penal. Para discutir se é mesmo possível trazer a noção de justiça para o campo dos afetos, a instituição Palas Athena promoverá a mesa “Justiça restaurativa e segurança afetiva”. O evento acontecerá no dia 6 de agosto, no Sesc Vila Mariana e conta com a presença de Ana Sofia Schmidt de Oliveira e Carmen Silvia Torres de Carvalho.

Flyer do evento

Ana Sofia Schmidt de Oliveira, Procuradora do Estado da Procuradoria de Procedimentos Disciplinares. Especialista e Mestre em Direito Penal e Criminologia pela FADUSP. Coordenadora do Comitê Gestor do Programa Estadual de Solução Adequada de Conflitos de Natureza Disciplinar. Foi Coordenadora Geral do Serviço de Assistência Judiciária ao Preso, Ouvidora Geral da Procuradoria Geral do Estado, Coordenadora de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública, Membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça e integrante da Comissão Internacional sobre Reforma Policial na Democracia. Autora do livro A Vítima e o Direito Penal. Formada nos Programas de Mediação de Conflitos, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso, e de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas, pela Palas Athena.

Carmen Silvia Torres de Carvalho, Graduada em Letras Português/Francês pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP e MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Formou- -se em Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consensos e em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência pela Palas Athena, onde ministra cursos, palestras e oficinas. Atuou como assessora da presidência e gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, como coordenadora pedagógica do Projeto Social Lar das Crianças da CIP e como gerente geral do projeto de responsabilidade social da Casa de Cultura e Cidadania. Atua no Projeto Se Liga Moçada, para jovens do CIEE na prevenção da violência contra a mulher.

Local: Teatro Antunes Filho – Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Retirada de ingressos no dia do Fórum, a partir das 14h,
nas unidades do Sesc (exceto Interlagos, Itaquera e Parque Dom Pedro II).
ENTRADA GRÁTIS

 

Visite: http://revista29horas.com.br/sao-paulo/