Escultura doada pelo governo da Índia à
cidade de São Paulo, através da Associação
Palas Athena, marca o Espaço Gandhi,
defronte o Parque do Ibirapuera.
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De Rabindranath Tagore, passando por Mohandas Gandhi e chegando a Amartya Sen, grandes mentes indianas têm abordado a necessidade de educação holística para a paz e desenvolvimento pessoal. Este legado secular é refletido nas metas de um novo instituto da UNESCO.
UNESCO BrasilO Mahatma Gandhi Instituto de Educação para a Paz e Desenvolvimento Sustentável (MGIEP, na sigla em inglês), a ser inauguradao em Nova Delhi no final deste ano, será a última novidade de uma longa linha de iniciativas que nos lembram que o legado de Gandhi perdura.
“Se quisermos alcançar a verdadeira paz neste mundo e se quisermos exercer uma verdadeira guerra contra a guerra, teremos de começar com as crianças”. Estas palavras foram levadas a sério pelos dois seguidores do Bapu da Índia (“pai”) que fundaram a Cidade Escola Montessori – ganhadora do Prêmio Educação para a Paz 2002 da UNESCO – que se destaca como uma das muitas encarnações de palavras de Mahatma: a filosofia da escola é disseminar “um ser humano bom, um bom membro de uma família, um bom membro de uma comunidade, um bom cidadão de um país, um bom cidadão do mundo” em cada um dos alunos, por meio de uma possível e ampla educação em prol da tolerância e da paz.
As crianças também estão no centro de programas como o “Paz através das fronteiras”, oficinas de arte que reuniram crianças da Índia, Bangladesh e Paquistão, no verão de 2011, para pintar um mural da paz com base nos poemas de Rabindranath Tagore e Ahmad Faiz Faiz, de acordo com as diretrizes do programa da UNESCO “Rabindranath Tagore, Pablo Neruda, Aimé Césaire: por uma reconciliação universal”.
Gandhi acreditava que “a pobreza é o pior tipo de violência” – e inúmeros programas de educação em andamento serão fundamentais para ajudar os milhões de indianos na pobreza. O governo indiano lançou o Saakshar Bharat, um programa quinquenal de alfabetização emblemática para 70 milhões de não-alfabetizados, a maioria deles mulheres. Da mesma forma, muitas ONGs indianas foram pioneiras em abordagens inovadoras. A Barefoot College em Tilonia, parceira da UNESCO, única escola no mundo aberta apenas para pessoas sem qualquer educação formal, é completamente fundada na filosofia de Gandhi de serviços e sustentabilidade. Nirantar, uma organização de mulheres em Uttar Pradesh, ganhou um Prêmio de Alfabetização da UNESCO pelo jornal quinzenal rural produzido por mulheres de castas baixas e distribuídos para mais de 20.000 leitores recém-alfabetizados.
De acordo com o Relatório de Monitoramento Global do Educação Para Todos 2010, embora a Índia ainda esteja distante de atingir os seis objetivos da EPT, tem uma grande chance de alcançar a Educação Primária Universal (EPU), bem como a paridade de gênero na educação primária até 2015.
É justo que uma instituição sob a égide de Mahatma Gandhi deva incorporar os valores fundamentais que ele ensinou e por quais viveu, como o respeito pelos direitos humanos, igualdade, tolerância, intercâmbio e entendimento pacífico, autonomia, auto capacitação e uma relação mais equilibrada com o ambiente.
Com um apoio poderoso e um amplo mandato, o Instituto vai levar o legado de Gandhi adiante, carregando as novas gerações ao longo do caminho.