Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Suzana Camargo – Planeta Sustentável – 23/03/2015

construção da paz e resolução de conflitos pode ser feita através da elicitação. O termo se refere à técnica de obtenção de dados e informações, junto aqueles envolvidos no problema, muito utilizada por vários ramos da psicologia.

Para falar sobre o tema, o especialista austríaco Wolfgang Dietrich será o palestrante do seminário internacional “O potencial do conflito para promover mudanças positivas mais profundas – Método elicitivo de transformação de conflitos“, promovido pela Associação Palas Athena*, em SP.

Professor da Universidade de Innsbruck, na Áustria, e diretor do programa de mestrado em “Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação de Conflitos Internacionais” da mesma instituição de ensino, Dietrich é autor de diversas obras, entre elas, The Pelgrave International Handbook of Peace Studies: A Cultural Perspective, considerada referência mundial para estudos contemporâneos sobre democracia,pluralidade cultural e estudos sobre a paz.

No seminário na capital paulista, que será realizado entre 10 e 12/04, o acadêmico discutirá as recentes mudanças nas condições de trabalho em determinados ramos de atividade profissional, como diplomacia, exército, cooperação para o desenvolvimento ou economia política.

Ele mostrará ainda como a realidade da virada nas ciências humanas, psicologia e neurobiologia impacta de modo direto o trabalho de construção de paz e resolução de conflitos, bem como a educação para a paz através de treinamentos práticos em negociação, mediação de conflitos e reorientação de hostilidades que comprometem um convívio saudável no próprio ambiente de aprendizado.

Durante o curso, os participantes poderão conhecer o modelo de “Mapeamento de Conflito por Elicitação”, que apresenta temas, níveis e camadas para análise do conflito e a lógica sistemática dessa ferramenta e um pouco da sua aplicação na prática.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Palas Athena.

“O POTENCIAL DO CONFLITO PARA PROMOVER MUDANÇAS POSITIVAS MAIS PROFUNDAS – MÉTODO ELICITIVO DE TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS”
SEMINÁRIO INTERNACIONAL COM WOLFGANG DIETRICH
Data
: 10 a 12/04
Horário: sexta-feira, 19h30 às 21h30, sábado 9h às 17h30, domingo 9h às 13h
Local: Associação Palas Athena
Endereço: Alameda Lorena, 355 – Jardim Paulista/SP