Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Quinta-feira, 14 de junho, das 9h às 11h30, na sede da Palas Athena: Alameda Lorena 355, Jardim Paulista – São Paulo, SP.

Seminário gratuito a cargo do Prof. Dr. Azril Bacal, peruano, pesquisador e consultor internacional nas áreas de desenvolvimento humano, transformação e resolução de conflitos sociais e interpessoais, entre outros.

Neste seminário teremos oportunidade de conhecer o pensamento da destacada socióloga Elise Boulding – pioneira nas pesquisas da sociedade civil, sua auto-organização, mobilidade e relação com o poder estatal.

Ela afirma: “Um dos maiores obstáculos à construção da paz através dos métodos que existem em todas as sociedades é a tensão entre os 188 estados do sistema internacional e os 10.000 grupos identitários formados pelas diversas etnias, línguas, ou religiões que se encontram dentro das fronteiras daqueles estados. (…) A criação recente de novas identidades míticas, sem fundamento histórico, indica que esses grupos identitários têm funções importantes e servem para sustentar a ordem social. (…) Os buracos na rede de cuidado governamental são grandes demais e por eles passam os grupos minoritários, que têm nas comunidades identitárias sua única segurança”.