Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

“Sistema Terra – Ensino contextualizado e polidisciplinar” tem como público-alvo professores da educação básica. Selecionados receberão bolsas

Agência FAPESP

Estão abertas até o dia 20 de julho as inscrições para curso lato sensu “Sistema Terra – Ensino contextualizado e polidisciplinar”, voltado para o ensino de ciências e oferecido no campus de São José do Rio Preto da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com duração de dois anos, o curso terá início em 4 de agosto e término em julho de 2014. O público-alvo preferencial são professores da educação básica das redes pública e privada de ensino, de todas as áreas de conhecimento, que atuam na região noroeste do Estado de São Paulo.

Iniciativa do Centro de Referência em Ciência do Sistema Terra (Crecist), o curso visa à formação continuada de educadores e tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Petrobras, que oferecerão bolsas para os alunos selecionados.

As disciplinas serão ministradas em períodos de férias e, no período letivo, aos sábados pela manhã. No último semestre, os alunos deverão desenvolver uma monografia. Também estão previstos dois trabalhos de campo para regiões reconhecidas pela UNESCO por sua geodiversidade. Entre os temas abordados estão “Novas perspectivas no ensino e aprendizagem de ciências”, “A química e a metrologia no ambiente”, “Minerais e rochas” e “Sistema Terra como eixo polidisciplinar no ensino de ciências”.

As inscrições devem ser feitas no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), Seção de Pós-Graduação, Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jd. Nazareth, São José do Rio Preto.

Mais informações: www.ibilce.unesp.br/#475,2463, crecist@ibilce.unesp.br e (17) 3221-2444.