Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

O SONHO ESTÁ VIVO: MARTIN LUTHER KING E VIDAS NEGRAS IMPORTAM

 

Abertura do Vice-Cônsul Brian Jackson
Apresentação do Prof. Leandro Uchoas

Aos 55 anos do assassinato de Martin Luther King, seu legado é evidente. Há 15 anos os Estados Unidos elegeram seu primeiro presidente negro. A legislação racista de alguns estados foi praticamente extinta, mesmo que nem sempre respeitada. E o movimento negro – em especial o braço não violento – fortaleceu-se em todo aquele país.

Entretanto, os avanços ainda são lentos, como revela o emblemático assassinato de George Floyd, o predomínio de negros no sistema carcerário norte-americano e a sub-representação de afrodescendentes no Parlamento, bem como nas grandes corporações.

A mensagem não violenta de Luther King é inspiradora também para o cenário brasileiro – ele é uma referência frequentemente citada pelos jovens ativistas que combatem o racismo e a discriminação. No maior país sulamericano, negros ainda são maioria nas comunidades periféricas, nas escolas públicas, no chão de fábrica, nos presídios e sistemas socioeducativos. E ainda são minoria no Congresso Nacional, na posição de liderança das empresas, nas escolas e universidades privadas, e nos tribunais.

A estrada do Sonho que inspirou Luther King é longa… precisamos avançar.


 

11 de abril de 2023 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras


 

Brian Jackson – Vice-Cônsul do Consulado Americano em São Paulo. Tem graduação em Política Latino-americana com especialização em Racismo no Brasil, El Salvador e Centro América. Mestrado em Relações Raciais.

Leandro Uchoas – Educador, preside o Instituto Shanti Brasil, de promoção de Cultura de Paz e Não Violência. Em 2019 ganhou o “Prêmio Fazedores do Bem” do CIEDS, e em 2021 o “Prêmio Cultura de Paz” da OAB-RJ. Com pós-graduação em Cultura de Paz e Não Violência na Universidade Gujarat Vidyapith (Índia), integra o quadro de educadores do Gaia Education. Autor do livro Seja a Mudança: o Brasil visto e debatido a partir do legado de Gandhi, Editora Paulinas, 2018.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *