Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

“Abaços Grátis”, intervenção social que vem acontecendo em vários lugares do Planeta através da campanha Free Hugs, aconteceu pela segunda vez em Londrina, dia 18 de junho de 2011. Integrantes do Movimento pela Paz e Não-Violência (COMPAZ , movimento “Nós Podemos Londrina”, ONG Londrina Pazeando e outros) realizaram uma intervenção no calçadão de Londrina, em frente ao chafariz. Cada participante levou um cartaz escrito sua própria letra, com os dizeres “Abraços Grátis”.

Segundo a ONG Londrina Pazeando, a proposta foi mostrar o cartaz ao londrinense que passava pelo calçadão naquele horário, e com sua concordância, abraçá-lo. Com o gesto, o movimento pretendeu resgatar valores humanos como o cumprimentar as pessoas na rua, dar a mão, abraçar, sorrir, balançar a cabeça em cumprimento. Atitudes simples, mas muito humanas e que nos dias atuais estão sendo pouco cultivadas pelas pessoas, e que muitas vezes andam pelas calçadas com desconfiança e medo do outro transeunte.
Veja alguns depoimentos das pessoas que passaram pela experiência, com sonorização da música Educando o Coração, de Maristela Potizando e do cantor Santana, o Cantador, do Movimento pela Paz de Maceió, Alagoas.

Veja também o filme da campanha mundial Free Hugs.