Comitê da Cultura de Paz

Eventos do Dia Mundial sem Carro

Foto: Rede Nossa São Paulo

O Dia Mundial Sem Carro, comemorado mundialmente no dia 22 de setembro, é uma grande oportunidade de chamar a atenção da sociedade civil para o tema da mobilidade urbana e dos problemas decorrentes da poluição do ar gerada pelos veículos motorizados. A data tem se consolidado por várias iniciativas e intervenções criativas, promovendo reflexões sobre o hábito de consumir e usar mal os automóveis, além de fomentar novas propostas aos poderes públicos.

A Rede Nossa São Paulo, que está no quinto ano consecutivo de mobilização, busca justamente juntar forças para a construção de uma agenda única e com poder de interferir em políticas públicas. Ano passado, em parceria com a Comissão de Transportes da Câmara, a Rede promoveu diversos seminários que resultaram em um documento com diretrizes para um “Plano Municipal de Transportes e Mobilidade Sustentáveis”. Tal proposta foi aprovada na Câmara Municipal de São Paulo, por unanimidade, o que resultou no direcionamento de R$ 15 milhões para o Orçamento 2011 para elaboração de estudos sobre plano.Neste ano, inaugurando a Semana da Mobilidade, o grupo de Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo e o Coletivo do Dia Mundial Sem Carro, que reúne diversas entidades e organizações, convida para dois grandes eventos:

16/9, sexta-feira, das 9h30 às 12h30

Seminário “A mobilidade urbana e os modais não motorizados – pedestres/ciclistas”. 
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100, 8º andar – Bela Vista, SP. 
O evento dá continuidade à série sobre “Mobilidade e Transporte Sustentáveis – Soluções Inovadoras para a cidade” realizada no primeiro semestre deste ano”. O objetivo, agora, é tratar do tema fazendo uma avaliação e balanço sobre a atual situação das vias e calçadas da cidade, a sinalização para os pedestres e ciclistas, levando em conta a situação das pessoas com deficiência e idosos e comparando o Plano de Metas e os indicadores. Entre os debatedores estarão: Asuncion Blanco, coordenadora do GT Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo; João Ribas, coordenador de área de Diversidade & Inclusão da Serasa Experian; Sérgio Faria, consultor de inclusão e coordenador de projetos de TI da Accenture; Carlos Aranha, coordenador de participação pública da Ciclocidade; Patrícia Gejer, analista de segurança viária do CESVI Brasil e representante do Movimento Chega de Acidentes.
21/9, quarta-feira, das 10h às 12h30
Lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo / Ibope sobre Mobilidade Urbana. 
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista, SP.
Será a quinta edição da pesquisa, inédita e realizada exclusivamente pelo Ibope para a Rede Nossa São Paulo. Os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo são abordados, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc.Eventos gratuitos. Faça sua inscrição com Andrea Magri, pelo e-mail andrea@isps.org.br