Experiências Didático-pedagógicas da EDH – Aprendizagens e desafios para a consolidação de uma cultura respeitosa aos direitos humanos é o tema do IV Colóquio Interamericano sobre Educação em Direitos Humanos, a realizar-se dias 6 e 7 de setembro de 2012 em Santiago, Chile. O prazo para inscrição de trabalhos encerra-se em15 de maio. Veja os detalhes da convocatória, prazos e pautas gerais para inscrição de experiências clicando aqui [em espanhol]. As inscrições são gratuitas.
Nas três edições anteriores, pesquisadores, acadêmicos, pedagogos, educadores sociais, promotores dos Direitos Humanos, entre outros, ofereceram sua perspectiva em relação a importância da promoção da Educação em Direitos Humanos [EDH]. O objetivo desta quarta edição de colóquios é propiciar o desenvolvimento e o intercâmbio de propostas pedagógicas para o ensino dos direitos humanos em todos os níveis educacionais, bem como em formatos educativos de tipo não formais. A principal proposta é avançar – a partir das reflexões teóricas sobre a importância da EDH e sua inclusão curricular em diversos processos educativos – no debate sobre o tipo de práticas educacionais necessárias para tornar possível transformar atitudes, destrezas e habilidades para criar e recriar uma cultura baseada na promoção, reconhecimento e respeito aos direitos humanos.
Neste contexto, o Instituto Nacional de Direitos Humanos do Chile, organizador do IV Colóquio, junto com a Universidade Nacional de Quilmes, precursora destes encontros internacionais, convidam docentes, acadêmicos, organizações da Sociedade civil e estabelecimetnos educacionais a apresentar trabalhos escritos que permitam revisar as experiência pedagógicas que vimos desenvolvendo para extrair aprendizagens e compartilhar os acertos e dificuldades vividas, para que possamos consolidar caminhos que permitam fortalecer a educação em direitos humanos em diversos níveis educacionais.
Como principal produto deste Colóquio, espera-se levantar e sistematizar as aprendizagens, os caminhos exitosos e os principais obstáculos que enfrentam os que educam em direitos humanos, assim como as possíveis vias de resolução.